SITE JNL - USA

JNL
SITE OFICIAL - BRASIL

Domingo tem eclipse do Sol. E quase todo mundo poderá ver! ( atualizado)

Domingo tem eclipse do Sol. E quase todo mundo poderá ver!  ( atualizado) 

Para quem ainda não viu hoje ....

 

No domingo de Carnaval o céu será palco de um dos mais belos e impressionantes fenômenos naturais: o eclipse solar. Por várias horas a Lua transitará na frente da estrela e em diversos lugares da Terra o disco do Sol se transformará em um verdadeiro anel de fogo!

Eclipse de Domingo

O eclipse deste domingo será do tipo anular, ou seja, Sol não ficará totalmente encoberto pela Lua e durante alguns minutos apenas um anel luminoso poderá ser observado.

Embora seja um eclipse anular (ou anelar), no Brasil esta fase do evento não será vista, pois em nenhum lugar do território a Lua se posicionará perfeitamente na frente do Sol.

Na América do Sul o efeito total só será observável nas regiões mais ao sul da Argentina e Chile, justamente por onde passará a sombra do eclipse.

No Brasil, como dissemos, o fenômeno será apenas parcial, mas não será por isso que será menos interessante.

Não me pergunte  porquê !  Todavia , será  a data com menos terremotos moderados  e fortes um dia antes , e na data do eclipse , podendo ocorrer algum outros  mais tarde , veja a tabela abaixo :

              Chile, a 81 km de Vallenar                   26/02/2017

               Vanuatu, a 114 km de Isangel            26/02/2017

               Filipinas, a 101 km de San Isidr         25/02/2017

              Argentina, a 50 km de Chilecito          25/02/2017

              Papua Nova Guiné,                             25/02/2017

             Chile, a 138 km de Iquique                             25/02/2017

Ponto Máximo do eclipse

O eclipse terá início no pacífico Sul e sua sombra cortará o extremo sul do Chile e Argentina até atingir o meio do oceano Atlântico, quando a lua cobrirá 99.4% do disco do Sol. Neste momento um anel extremamente fino e brilhante se formará ao redor da estrela

Eclipse no Brasil

O eclipse parcial anular deste domingo de carnaval poderá ser visto de quase todo o território brasileiro, com exceção dos estados do AP,AC, AM , , RR,  e algumas porções dos estados do MA ,, MT. PA   e   RO   ( Brasil )

Quanto mais ao sul, melhor será a observação do fenômeno. No extremo do RS, por exemplo, cerca de 78% do disco solar será encoberto. No RN, o encobrimento será muito menor e apenas 12% da luz da estrela será bloqueada.

Na maior parte dos estados da Região Nordeste o percentual de bloqueio será entre 32% e 38%. Nos estados do sudeste a Lua cobrirá aproximadamente 52% do disco solar, enquanto nos estados da Região Centro-Oeste a mordida lunar ficará entre 33% e 44%.

O eclipse tem início aproximadamente às 09h50 no extremo sul do Brasil e às 10h15 em São Paulo. Em todos os casos, o evento começa de forma lenta e vai se tornando mais intenso na medida em que o tempo passa e a Terra penetra mais fortemente no cone de sombra. A tabela abaixo mostra o início, meio e fim do eclipse para diversas capitais brasileiras.

Eclipse Solar

Um eclipse do Sol ocorre sempre que a Lua se posiciona entre a Terra e o Sol. Se durante um eclipse a lua encobrisse completamente o disco do Sol, seria chamado de eclipse total. Caso contrário, eclipse parcial.

Eclipse anular

No eclipse anular o diâmetro da Lua é ligeiramente menor que o do Sol e isso faz com que toda a borda da estrela permaneça visível e iluminada, o que torna sua aparência similar a de um anel de fogo.

Atenção ! Não olhar diretamente , pode ser perigoso neste tipo de atividade solar:

O uso de chapas de Raios-x, filmes de máquinas fotográficas, CDs, DVs, disquetes é completamente proibido neste tipo de atividade.

Para observar com segurança um eclipse do Sol, é necessário a utilização de um filtro de alta densidade. Um dos filtros mais recomendados é a lente para máscara de soldador de tonalidade 14. Além do baixo custo, é muito fácil de se adquirir em lojas de ferragens.

A observação deve ser feita por curtos períodos, para permitir um "descanso", aos olhos e evitando prejuízos à visão. Observe por uns 10 a 20 segundos, relaxe por uns  30  segundos e retome a observação.

Além do cuidado com os olhos, use protetor solar e boné, pois o evento deve durar pelo menos duas horas e meia .

Mario Ronco Filho  -  jornalista

http://www.jucelinoluz.com.br/2017/02/26/domingo-tem-eclipse-do-sol-e-quase-todo-mundo-podera-ver/

Eclipse  Lunar           -   月食  -  Lunar eclipse  -月食  - Mondfinsternis  -  лунное затмение  - Lunar Eclipse   - σεληνιακή έκλειψη - Ay Tutulması – maansverduistering  -  월식  -  Pomrčina  -