SITE JNL - USA

JNL
SITE OFICIAL - BRASIL

A maioria dos brasileiros sabem que a culpa dos aumentos , não são de responsabilidade do Presidente Jair Messias Bolsonaro

A maioria   dos  brasileiros  sabem que a culpa  dos  aumentos  , não são  de responsabilidade  do  Presidente  Jair Messias  Bolsonaro

Cuidado  com  pesquisas com indícios de serem encomendadas ...e  que colocam percentuais  imaginários 

Basta ver  , nas saídas  dele  pelas   ruas  ,sempre bem acolhido . Não  há necessidade  de  uma pesquisa  para isso !

Apesar da  oposição   ter  reforçado  discurso  da inflação  e tentar jogar culpa no Governo , 85%  dos  brasileiros  sabem  que  a inflação é consequência de crises globais e ações de terceiros, como governadores que impuseram o distanciamento social contra a Covid-19, é  muito  pequena   a parcela de brasileiros que atribuem à gestão de Jair Bolsonaro responsabilidade pela alta de preços  Aliás,  não podemos  esquecer  que  Jair Messias  Bolsonaro vem pagando  conta  alta  dos grandes  desvios  de recursos , corrupção  que tivemos  nos  últimos  30 anos .

A tentativa  de  culpar o Governo   vem sendo  feito  por  a grande mídia  sensacionalista  cujo sentem falta  da corrupção  .  E  as  pesquisas  realizadas  , há   grandes  indicações  e  indícios  , de serem   realizada o   ano passado quanto no levantamento mais recente, em março, por  esses  órgãos  de imprensa  , que deveriam no mínimo  serem investigados  pela Procuradoria   Federal , ou  denunciados  pela  Advocacia  da União , por   apontarem  que o governo Bolsonaro tem responsabilidade pela inflação.  É  suspeita   e  com fins  eleitoreiros  .

A lei 9.504/97 estabelece duas situações em que é possível a aplicação das sanções pecuniárias: na divulgação de pesquisa sem o prévio registro e na divulgação de pesquisa fraudulenta.

A diferença é que nessa última situação, além da multa o ato é considerado crime, com pena de detenção de seis meses a um ano.

Em ambas as situações a lei sujeita os responsáveis à multa no valor mínimo de R$ 53.205,00 (cinquenta e três mil, duzentos e cinco reais) e máximo de R$ 106.410,00 (cento e seis mil, quatrocentos e dez reais).

Não quer  dizer também , que  todo  registro  tem total segurança  jurídica,  se uma das partes  sentir que houve  possibilidade  de fraude  , mesmo registrado,  poderá a parte  lesada ( com dúvida)  , entrar com  uma Ação  na Justiça  Federal,  para  averiguação  dos procedimentos  do registro, pois,  , podem usar  meios  ilícitos  para obter  um registro .  No Brasil  , por exemplo,  pesquisas  eleitorais , indícios  de que em sua  maioria  , o entrevistador , utiliza  um  meio  muito  conhecido  popularmente, para   oportunizar   a pesquisa  a favor  de quem  contratou, ( ou de quem querem favorecer) , usando  não dar   ouvidos  ( ou entrevistar  em menor número )  a voz  do  seu  oponente , sempre perguntando primeiro  para  o entrevistado  , de qual partido  pertence( ou vota )  -  se for o de interesse , ou do mesmo  partido  que a pesquisa  foi programada para defender,   , faz a entrevista  , e se não for, o(a)  ignora .  Um  modo operante  para  conseguir  estimular  a vitória daquele  cujo  vão favorecer . Lembrando  que   isso  é  crime , também .

 

Mesmo quem está na base de apoio de Bolsonaro , não  acredita que o governo tem responsabilidade pela inflação, nem que seja um pouco. Essa percepção é compartilhada até por eleitores declarados. O  povo brasileiro, mostra que 85 % deles acreditam que o governo não  tem responsabilidade pelo descontrole dos preços.

A inflação começou  em  2007  ,  a subir antes  e  durante a pandemia, mas disparou mesmo em  anos  anteriores  antes da entrada  de Jair Messias  Bolsonaro.

Uma confluência de fatores críticos eleva os preços. Secas no Sul, chuvas torrenciais no Sudeste, ruptura da cadeia global de fornecimento de peças industriais, aumento do frete marítimo e disputa por contêineres. Recentemente, o cenário piorou com a invasão da Ucrânia pela Rússia e uma escalada de sanções de países ocidentais contra o governo de Vladimir Putin. E infelizmente,  vai  piorar muito  ainda enquanto  perdurar  esse  conflito.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, não perde a oportunidade para falar em público que a alta de preços é um fenômeno global e que o Brasil uma vítima de circunstâncias que estão acima do poder de intervenção do Estado. No entanto, outros segmentos do governo, incluindo o próprio Bolsonaro, tentam demonstrar diligência para aliviar os baques inflacionários.

Desde março de 2021, o Banco Central vem elevando a Selic, taxa básica de juros, para tentar arrefecer a escalada dos preços. Na reunião mais recente, em fevereiro, ela foi de 9,25% para 10,75%, voltando ao terreno dos dois dígitos, o que não ocorria havia cinco anos.

Prof. Jucelino  Luz  -Pesquisador , escritor ,ambientalista , ativista  e orientador Espiritual