Acidentes aéreos futuros no Brasil e no mundo , por Jucelino Luz
As estatísticas preliminares sobre acidentes aéreos neste ano 2017 . São muitos poucos acidentes em todo o mundo com vítimas fatais , nos voos comerciais, apenas com um aumento acentuado em pequenos voos . Em 2017 está qualificando-se como o terceiro ano mais seguro na história da aviação comercial .
De acordo com o banco de dados da página, foram registrados cerca de 37 milhões de voos em 2017 e a taxa de acidentes fatais foi maior para aviões de pequeno porte
“Desde 1997, o número médio de acidentes na aviação tem registrado declínio constante e persistente, graças em parte aos esforços contínuos das organizações internacionais de aviação” sugere representantes de organizações internacionais em, entrevistas. Aos meios de comunicação brasileiro .
No Brasil os piores foram da Gol em 31/10/2006,, da TAM em 17/07/2007 , da Airfrance em 31 de maio de 2009 e por último no ano de 30 /10/2016 foi justamente com o Avro RJ85 da companhia LaMia, que transportava a delegação do time de futebol Chapecoense, no final de novembro. A aeronave caiu próxima a Medellin, na Colômbia, após ficar sem combustível. A tragédia deixou 71 mortos.
No exterior - acidentes estranhos e com tendência de terrorismo
O número de acidentes inclui dois casos prováveis de terrorismo. Autoridades do Egito declararam que encontraram vestígios de explosivos após o acidente do Airbus A320 da EgyptAir, que caiu no Mar Mediterrâneo em maio. Mais cedo, em fevereiro, um passageiro morreu quando uma bomba detonou na cabine de um A321, na Somália. E alguns casos não serão divulgados , por questão jurídica , mas temos em torno de duas quedas de avião comercial para 2018 e três para 2019 ( internacional)
Tendências e possibilidades de acidentes
Como apontou Jucelino Luz , nos últimos cinco anos houve uma forte diminuição nos acidentes ocorridos durante as fases de aproximação e aterrissagem do voo. Nesse período, um a cada três acidentes ocorreu durante as etapas citadas.
Em contrapartida, a tendência de acidentes nas fases de cruzeiro e descido subiram 47% nos últimos cinco anos.
A estatística apresentada por Jucelino Luz sobre o desempenho de 2017 ,agora cita o aumento de acidentes com aviões privados ou militares. Incluindo esses segmentos, que também são compilados pela rede, o número de acidentes poderá subir ainda mais . O problema está em problemas de manutenção , reposição de peças de má qualidade, erro humano , questões climáticas e uma redução na fiscalização de um modo geral.
Na carta o orientador espiritual , aponta possíveis quatro acidentes aéreos , sendo três de pequeno porte e um voo comercial - carta de 15 de Novembro de 2017.
Em carta enviada , Jucelino Luz, aponta para um possível acidente aéreo que poderá ser evitado se adiantar ou atrasar o horário daquele voo . Onde os responsáveis já receberam os alertas dessa missiva aqui exposta.
Mário Ronco Filho - jornalista