SITE JNL - USA

JNL
SITE OFICIAL - BRASIL

Incêndios na Califórnia , tufões , frio , vírus e outros presságios de Jucelino Luz

Incêndios na Califórnia , tufões , frio , vírus e outros presságios de Jucelino Luz

Resumo semanal   de cartas de Jucelino Luz   de 2016 a 2018

incêndio4

 

Camp Fire, incêndio florestal que devasta o norte da Califórnia, já matou dezenas de pessoas e não será o mais fatal da história do estado da costa oeste dos Estados Unidos. Porque ainda teremos piores daqui alguns anos , alerta Jucelino Luz . Penso quanto antes, pessoas devem abandonar essas localidades e mudarem-se para outros lugares mais seguros . Agora já podermos considerar mais de 1.200 desaparecidos

o incêndio, aos pés das montanhas de Sierra Nevada e ao norte da capital estadual Sacramento, apesar da dificuldade para estabelecer comparações devido a algumas inconsistências nos registros, Camp Fire também parece ser o incêndio florestal não será ainda o mais letal em um século nos Estados Unidos, desde que o Cloquet Fire matou quase 1.000 pessoas em Minnesota em 1918. Teremos ainda registro de piores se nada for feito.

malibu 1

 

Os automóveis que ficaram presos nas chamas foram reduzidos a esqueletos de metal, e pilhas de escombros queimam onde antes havia residências, das quais em alguns casos restam uma parede de tijolos ou uma chaminé.

O incêndio Camp Fire, que afeta uma ampla região do condado de Butte, é o maior e mais devastador de vários focos ativos no estado que provocaram a fuga de mais de 250.000 pessoas e a destruição de 6.500 casas na cidade de Paradise.

Ao sul, o Woolsey Fire afeta os condados de Ventura – onde fica a cidade de Malibu, residência de várias estrelas de Hollywood – e de Los Angeles..

malibu2

Enquanto os moradores da área de Malibu conseguiram retornar para suas casas, na cidade de Calabasas, mais ao nordeste, os habitantes receberam ordem para se retirar.

Camp Fire supera o desastre de Griffith Park, em Los Angeles, ocorrido em 1933 e até agora o incêndio com o maior número de mortos na história da região, de acordo com presságios de Jucelino Luz

O fogo é alimentado pelos ventos, o Camp Fire se tornou o incêndio mais devastador já registrado na Califórnia, com mais de 67.500 imóveis destruídos, incluindo um hospital em Paradise.

As chamas foram contidas em apenas 27%, informou o Cal Fire, que calcula que precisará de três semanas para controlar totalmente a situação.

As autoridades não conhecem o paradeiro de 200 pessoas na região de Paradise. Várias zonas afetadas pelas chamas ficaram sem serviço de telefonia celular.

A causa do incêndio foi pelo calor intenso e queda de um fio ( podendo ser criminoso) E ainda há uma chegada dos perigosos ventos de Santa Ana (secos e quentes), que poderiam alastrar as chamas, segundo os presságios ; e a propagação das chamas será mais rápida desta vez do que em incêndios registrados em outros anos.

A) . O fogo na Califórnia nascerá com a junção de baixa umidade do ar, tempo quente e ventos fortes. Nessas condições, uma simples ponta de cigarro acesa poderá iniciar o incêndio ;

B). Quando a floresta começa a queimar, o ar quente das chamas tende a subir, criando um vácuo junto à área verde. No caso californiano, este espaço será rapidamente preenchido pelas rajadas do vento desértico de Santa Ana;

C) . Os fortes sopros de ar do Santa Ana trazem mais oxigênio, alimentando a combustão. E essas rajadas vão agir como um lança-chamas, transportando folhas flamejantes a até 850 m de distância.

D) . As chamas avançam de 4 formas. O fogo na copa das árvores é o mais difícil de combater. Com chamas a até 50 metros de altura, é preciso derrubar árvores ou usar aviões-tanque para despejar água ou um tipo de pó avermelhado para poder conter as chamas .

E ) O segundo tipo de incêndio, é o fogo rasteiro, é o mais comum. Ele se propaga junto ao solo queimando folhas secas , palha e capim seco. Na Califórnia, o fogo rasteiro será propagado para as copas das árvores com mais facilidade ;

F) O silêncio dos fogos postos por criminosos e ou ,por pessoas dentro das áreas   muitas vezes, sem perceber o incêndio em encontros de grupos, moradores de zonas inabitadas , na calada da noite, caçadores fazem  fogueiras para aquecimento noturno ( ação por mãos humanas – chamamos de incêndio provocado ) ,etc.

G)   Esse último tipo, é o fogo oculto, queima a parte interna de troncos e raízes como um carvão em brasa por até 12 dias. Aí, uma rajada de vento pode recomeçar o incêndio em um dos 9 mil focos que arderão neste ano na Califórnia em 2018 e teremos ainda piores em 2019 à 2023 ( quando teremos a pior catástrofe de todos os tempos nos EUA )

O frio intenso nos EUA

Niterói 1

 

Clima frio e úmido contribuirá para acidentes de trânsito que causarão muitas mortes em diversos estados. Escolas serão fechadas, voos atrasados e mais de 1 milhão ficarão sem energia no país. Teremos várias nevascas e a primeira será no dia 15 de novembro de 2018   A primeira tempestade de neve da temporada na costa leste dos Estados Unidos causará acidentes que deixarão mortos . Dezenas de pessoas ficarão feridas. Em Nova Jersey, centenas de voos serão cancelados e deixarão o aeroporto cheio de passageiros. E será apenas o primeiro sinal das grandes tempestades que estão por vir entre 15 de novembro de 2018 a 31 de dezembro de 2018 - tendo janeiro de 2019 como grandes períodos de frio e tempestades severas com temperaturas batendo recordes dos anos anteriores

 

Niterói2

Tufão no Vietnã

tufão no Vietnã

 

 

O Tufão número 27 não se aproximará do Japão, de ciclone tropical a tufão número 27, Toraji (Tenki) . um novo tufão, sobre o Mar da China Meridional. Trata-se do Toraji, nome norte-coreano, de número 27. e estará se movendo lentamente a oeste, rumo ao Vietnã.   e no dia 20 de novembro de 2018, deverá provocar chuva intensa no sul do Vietnã.

Infecções por rubéola se espalharão pelo Japão

 

Infecções por rubéola 3

O número de homens infectados será 5   vezes maior do que o de mulheres

cerca de duas mil pessoas vão contrair rubéola, ou sarampo alemão em 2018

As infecções vão se espalhar a partir da área metropolitana de Tóquio para outras partes do país. A maioria dos infectados serão da área metropolitana de Tóquio, mas casos também serão descobertos nas regiões central, oeste e sudoeste do arquipélago. A rubéola (fushin em japonês) é uma infecção viral que causa febre e erupções cutâneas. De acordo com alguns médicos, uma infecção durante a gestação pode causar problemas visuais, auditivos e cardíacos no bebê.

E em Gifu – Japão   alguns casos de peste suína poderá ser encontrado em uma fazenda   - com rsico de se espalhar.

Etna na Itália - o perigo vem se aproximando ...

Etna Itália3

um colapso catastrófico do flanco submarino do Etna é mais provável no futuro próximo. O Etna é um dos vulcões mais ativos do mundo e está em constante erupção. Fica situado na parte oriental da Sicília, na Itália, entre as províncias de Messina e Catânia, onde vivem cerca de 300 mil pessoas. O deslizamento gravitacional vai continuar , o que poderá induzir deslizamentos muito maiores e mais repentinos . Assim como em Cabo Verde, isso poderá induzir um tsunami, mas muito mais próximo de áreas densamente povoadas nos próximos 15 anos e à partir de 18 de novembro de 2018 , já entramos na faixa amarela indo para o vermelho a cada dia que passa , e cabe a população residente daquele local na Itália - devem tomar medidas de alertas mais rápidos e precauções para a população desprovida .

Possíveis Terremotos :
terremotos

Nos dias : 16/11/2018   terremoto de 6.0 nas Ilhas Salomão, a 132 km de Kirakira ; 15/11/2018          6.0    na     Sudeste da cordilheira do Pacífico  ; 15/11/2018 de 6.0   na Geórgia do Sul e Sandwich do Sul, dia 14/11/2018 6.0      na Rússia, a 76 km de Ust -Kamchatsk Sta   ; Forte  terremoto no Japão  entre   24 a  30  de novembro  de 2018  

Acidente em Macau na disputa da Fórmula 3

Acidente em Macau na disputa da Fórmula 3 4

 

Um acidente gravíssimo chocará todos que   irão acompanhar a etapa de Macau da Fórmula 3 no dia 18 de novembro de 2018,.. A jovem piloto Sophia Flörsch, sofrerá uma fratura e terá que passar por uma cirurgia . O acidente acontecerá na quarta volta, quando vai chocar-se com o carro de Sho Tsuboi. A alemã, então, perderá o controle, seu veículo vai alçar voo e ultrapassar o alambrado do circuito, parando apenas quando bater em uma cabine na qual estarão lá profissionais da imprensa.

Nunca use a raiva como um meio para ofender as pessoas, porque a raiva passa, mas a palavras ficam !

Never use anger as a means to offend people, because anger passes, but words stay!

 

Mario Ronco Filho    -  jornalista