SITE JNL - USA

JNL
SITE OFICIAL - BRASIL

Alerta ! possível formação de um intenso ciclone extratropical com ondas de até 10 metros de altura em alto-mar.

Alerta !  possível  formação de um intenso ciclone extratropical com ondas de até 10 metros de altura em alto-mar.

 

ciclones3

Atenção: Alerta Jucelino Luz

Jucelino Luz   avisa nesse dia 18 de maio de 2018 , , um alerta do presságio para a formação de um “intenso ciclone extratropical”, com ondas de até 10 metros de altura em alto-mar, nos litorais dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná entre 19, e 20 de maio de 2018 , com possibilidade de ter estragos em outras regiões tais como interior de São Paulo, litoral paulista e minas Gerais

A passagem de uma grande e forte frente fria sobre o Brasil nos próximos dias, entre 18 e 22 de maio de 2018, associada a um ciclone extratropical, vai deixar muitos estados brasileiros sujeitos a chuva forte, ventania (rajadas de até 110 km/h), e frio intenso, até com temperatura abaixo de zero no Sul do país, com possibilidade de geada e até neve. Há também o risco de ressaca no mar, com ondas entre 3,0 e 10.0 metros de altura na faixa litorânea do sul do Rio Grande do Sul até o norte do Rio de Janeiro.

O ciclone extratropical (que tem esse nome porque se forma fora das regiões tropicais, geralmente no oceano, próximo à Argentina e ao Uruguai) pode causar chuvas fortes, rajadas de vento de até 110 km/h e aumento da agitação marítima, com elevação do nível das águas. E poderá causar estragos na Argentina ,Uruguai e Paraguai nos próximos dias com ventos fortes e chuvas intensas.

“ um possível intenso ciclone extratropical, associado a uma frente fria , junto à costa, poderá provocar o aumento da altura das ondas em alto-mar, podendo atingir até 10 metros ao largo do estado do Rio Grande do Sul e 5 metros ao largo dos estados de Santa Catarina até o Rio de Janeiro e litoral de São Paulo ”.

ciclone5

Uma ou mais destas condições adversas poderão ser observadas em todos os estados das Regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, além de Rondônia, Acre e o centro-sul de Amazonas..

Portanto, navios, barcos , aviões de pequeno portes devem permanecer em alerta para possibilidade de ter que enfrentar essas temperaturas . E temos além disso, risco de queda de encostas , enchentes ,inundações e muito perigo, ressalta Jucelino Luz

Mario Ronco Filho - jornalista