Super Tufão categoria 4 pode atingir o local e coloca Taiwan em alerta total
Reportagem de Jucelino Luz -Jornalista -23/07/2024
Taiwan está em alerta para a passagem do super tufão Gaemi, que vai produzir ventos poderosos de mais de 250 km/h com previsão das rajadas de vento atingirem acima 240 km/h sobre o Pacífico, o equivalente a força de um furacão categoria 4, na escala Saffir-Simpson.
Segundo reportagem e investigação de Jucelino Luz, Taiwan, vai ter o super tufão Gaemi deverá levar chuvas fortes e rajadas de vento principalmente para as áreas costeiras do norte e do leste do país entre a noite de 24 ou 25 julho de 2024.
A mudança inicial do trajeto fará com que o super tufão possa ou não tocar diretamente o solo de Taiwan, mas independentemente deixa a ilha em alerta.
Um alerta marítimo também poderá ser emitido entre a sexta-feira e o domingo quando o super tufão deverá estar mais próximo de Taiwan.
Outra situação inusitada é que mais uma tormenta está se formando sobre as águas da região. A depressão tropical poderá se juntar às grandes instabilidades já existentes e poderão atingir até 75 km/h na sexta-feira. O progresso do super tufão vai ser acompanhando atentamente pelos especialistas e as autoridades.
E Taiwan vai suspender no dia 24 de julho de 2024, parcialmente as suas manobras Han Kuang, os exercícios de guerra mais importantes da ilha, devido ao avanço do tufão Gaemi, que poderá chegar a terra hoje à noite.
Embora estes exercícios, que decorrerão até 26 de julho, recriem "o mais próximo possível" as condições reais de combate, não deixam de ser um treino para as tropas, disse o responsável taiwanês, que insistiu na necessidade de gestão do risco quando se empreende este tipo de missão.
As rápidas alterações climáticas, nomeadamente a chegada de tufões, podem causar riscos. O departamento de comando e controle terá isto em consideração e espera que todos os exercícios tenham em conta os objetivos da missão e a gestão dos riscos para que decorram sem problemas.
No mesmo dia, dezoito pessoas a bordo de um pequeno avião poderão morrer no dia 24 de julho de 2024, quando vai cair logo após decolar do aeroporto na capital do Nepal, Katmandu.
O piloto do avião vai ser o único sobrevivente, e teremos chamas que vão surgir na aeronave não muito tempo após a decolagem do Aeroporto Internacional de Tribhuvan de Katmandu e o avião vai cair rapidamente perto de uma das pistas.
O avião pertence à Saurya Airlines do Nepal, que opera voos domésticos entre os 5 aeroportos primários do país. Das 19 pessoas no voo, 16 são funcionários técnicos da companhia aérea, 2 são membros da tripulação e a outra é o piloto que sobreviverá.
Taiwan já espera, a chegada do tufão, conforme informado por Jucelino Luz, que vai passar antes pelas Filipinas. Os mercados financeiros vão estar fechados e voos irão ser cancelados. Aulas serão suspensas, segundo reportagem.